Infecção urinária
A infecção urinária é um problema muito comum entre as mulheres e que causa grande desconforto, caracterizando-se pela vontade de urinar o tempo todo e ardência durante a micção.
Uma das explicações para a grande frequência deste tipo de infecção no sexo feminino é a anatomia da mulher: a vagina fica muito próxima do ânus e a uretra feminina é mais curta que a dos homens (tem aproximadamente 3 centímetros). Esses fatores facilitam para que as bactérias presentes no intestino e que contaminam normalmente a região anal atinjam a bexiga.
Na maior parte das vezes, a infecção fica restrita na bexiga, quadro conhecido como cistite infecciosa. Os sintomas mais frequentes são: dor, ardência, sensação de urgência para urinar e até sangramento. A cistite é conhecida como infecção urinária baixa e geralmente não tem gravidade. No entanto, os casos não tratados ou tratados de forma inadequada podem complicar, uma vez que pode ocorrer a “subida” das bactérias em direção ao rim, quadro conhecido como pielonefrite. Esta é uma infecção grave, caracterizada por febre, dor nas costas e mal estar geral.
O tratamento adequado da infecção urinária nos estágios iniciais pode evitar maiores complicações. O ideal é procurar um médico logo que aparecerem os primeiros sintomas. O diagnóstico é feito por exame de urina tipo 1 e urocultura. O tratamento geralmente é feito com antibióticos, que podem ser de curta ou longa duração, dependendo do caso.
Abaixo estão listadas algumas orientações que podem ser úteis para evitar a infecção urinária:
- Urinar após o ato sexual;
- Higienizar corretamente a vagina após urinar ou defecar, limpando sempre de frente para trás;
- Ingerir bastante líquido durante o dia;
- Evitar ficar longos períodos sem urinar.